Tudo o que um lápis pode conter

Espaço de partilha sobre as actividades de Expressão como Actividades Globalizantes e Interdisciplinares fundamentais no desenvolvimento da criança. Teve por base a acção de formação que já partilhei ao longo de alguns anos, mas pretende-se ir mais além...Compreender a arte da criança, simplesmente respeitando-a, nesse acto individualizado de expressão
livre, que só a si lhe pertence e como tal deve ser respeitado.
Espaço ainda para a literatura infantil como mediador e receptor da expressão livre e espaço para a arte em geral!



sexta-feira, 7 de maio de 2010

O desenho é uma forma de linguagem

A expressão é inconsciente, expressa-se como necessidade. Significa só para o próprio a realização de expressões de sentimentos, livremente, de forma pessoal e sem outros interesses que não seja só a satisfação da necessidade de expressar-se.
É por si só, toda a manifestação de vida, é uma das manifestações mais naturais, mais vulgares e espontâneas no ser humano, a criança corre, pula, salta livremente e ao fazê-lo exprime o que tem dentro de si!
A criança desde que nasce expressa-se através do seu corpo, com sons e movimentos do corpo para comunicar algo, fome, dor ou para expressar os seus sentimentos: ansiedade, raiva, contentamento…
Falar de expressão não é referirmo-nos a uma disciplina à qual a criança deve estar submetida, é sim, ou deve ser, um espaço inerente à ordem natural, que seguindo-a, a criança encontra a liberdade perfeita. É também um processo social de forma que constitui um meio de comunicar com os outros.
Ao possibilitar espaço para a expressão é permitir à criança qualquer coisa de seu, expressando individualmente os seus sentimentos. Surgirá assim o que a criança não consegue transmitir através da linguagem verbal.
É educando deste modo que as crianças serão mais abertas, mais alegres, mais comunicativas, mais sensíveis, mais confiantes em si próprias e principalmente crianças felizes com uma inteligência saudável e com reflexão crítica.
Desde muito cedo que é importante estimular as capacidades da criança, por isso, a mãe instintivamente, quando surgem os primeiros sons, imita a criança, por sua vez esta vai emitir novo som e assim se inicia a comunicação. Tal como na linguagem oral, também ao nível gráfico essa estimulação é importante, e não só nesta área mas em tudo na vida. Assim, a criança será tanto criativa, quanto mais lhe proporcionarem momentos e experiências para que essa criatividade aconteça.
Um dos principais interesses da criança tende normalmente para os materiais plásticos. O desenho surge de uma experiência feita pela criança, em deslizar o lápis ou os dedos sobre uma superfície, num movimento em que a criança se expande. Inicialmente é a atracção do material, mais tarde o traço é motivo que atrai a criança, passando depois a exprimir o que pretende.
Quando a criança desenha, como em todas as actividades, expressa os seus sentimentos e os objectos desenhados têm valor afectivo, sendo assim uma forma de linguagem!
O desenho contribui para o desenvolvimento global da criança, para a construção da sua personalidade e do seu carácter.Deixemos então a criança desenhar livremente!
EC.

3 comentários:

  1. O desenho não é apenas uma actividade para "ocupar" tempo às crianças.Por detrás desta actividade existe um mundo de exploração e descoberta.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida Patricia!! Obrigada pela visita. ès bem vinda e os teus comentários também!!!

    ResponderEliminar

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o que o "meu lápis pode conter". EC

O Rei Inchado

O Rei Inchado
clicar na imagem para ler o post

Todos os escritores do mundo têm a cabeça cheia de piolhos

Todos os escritores do mundo têm a cabeça cheia de piolhos
clicar na imagem para ler o post

Gigante Gigantão

Gigante Gigantão
clicar na imagem para ler o post

O pato amarelo e o gato riscado

O pato amarelo e o gato riscado
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
clicar na imagem para ler o post

O caderno do avô Heinrich

O caderno do avô Heinrich
clicar na imagem para ler o post

PEQUENO LIVRO DAS COISAS

PEQUENO LIVRO DAS COISAS
clicar na imagem para ler o post

achimpa

achimpa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

O meu avô

O meu avô
clicar na imagem para ler o post

"um, dois, três, conta lá outra vez"

"um, dois, três, conta lá outra vez"
clicar na imagem para ler o post

Minhamãe

Minhamãe
clicar na imagem para ler o post

Tous les chats

Tous les chats
clicar na imagem para ler o post

A Locomotiva

A Locomotiva
clicar na imagem para ler o post

ERA UMA VEZ UM CÃO

ERA UMA VEZ UM  CÃO
clicar na imagem para ler o post

Do outro lado do mundo

Do outro lado do mundo
clicar para ler o post

Apresento-vos KLIMT

Apresento-vos KLIMT
clicar na imagem para ler o post

O amor e a amizade

O amor e a amizade
clicar na imagem para ler o post

A História de Van Gogh. O rapaz dos girassois

A História de Van Gogh. O rapaz dos girassois
clicar na imagem para ler o post

Eu sei tudo sobre as mamãs

Eu sei tudo sobre as mamãs
clicar na imagem para ler o post

o Livro da Avó

o Livro da Avó
clicar na imagem para ler o post

As partidas do Sebastião

As partidas do Sebastião
clicar na imagem para ler o post

Papá, diz-me porque não andam as Zebras de patins?

Papá, diz-me porque não andam as Zebras de patins?
clicar na imagem para ler o post

O Meu e o Teu

O Meu e o Teu
clicar na imagem para ler o post

Zé Pimpão, o «Acelera»

Zé Pimpão, o «Acelera»
clicar para ler o post

As Férias do Pai Natal

As Férias do Pai Natal
clicar para ler o post

De Que Cor É o Desejo?

De Que Cor É o Desejo?
clicar na imagem para ler o post

Músicos contados aos jovens

Músicos contados aos jovens
clicar na imagem para ler o post

O Livro da Avó

O Livro da Avó
clicar na imagem para ler o post